>> Semana da Inovação

SÉRGIO AVELLEDA


Conselheiro Sênior para Mobilidade Urbana no WRI Ross Center for Sustainable Cities. Anteriormente, Sergio foi Secretário de Mobilidade e Transporte em São Paulo, Brasil, onde era responsável por gerenciar os desafios de tráfego e o mais extenso sistema de ônibus do mundo. Ele liderou mais de cinco mil pessoas e liderou a implementação municipal dos programas Visão Zero para reduzir as fatalidades no trânsito. Sergio também foi responsável pela regulamentação de táxis e aplicativos móveis de transporte, bem como pela gestão do sistema de transporte de carga.
Foi presidente da Companhia Metropolitana de São Paulo, que transporta 4,5 milhões de pessoas por dia em quatro linhas de metrô. Sergio mudou a forma como a empresa interagia com seus usuários, incorporando relatórios de SMS e outros programas, que eram premiados pela UITP. Nesse período, a empresa estava construindo três novas linhas ao mesmo tempo, e ele liderou a negociação com agências multilaterais.
Antes, ele havia sido presidente das empresas de trens suburbanos de São Paulo (CPTM), empresa com mais de 8.000 funcionários e faturamento anual de US $ 800 milhões. A CPTM atende 22 municípios, fornecendo transporte para 2,1 milhões de passageiros por dia.
Sergio é advogado, com MBA em 2012, no Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo. Ele é um ciclista e tem uma paixão por conectar pessoas nas cidades.