>> Semana da Inovação

FERNANDO HENRIQUE DE MORAES


Formado em Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica pela FEI e em MBA em Gestão de Energia, Petróleo e Gás pela FMU.

Trabalha na CPTM desde 2013, quando ingressou na área de planejamento de transporte e de projetos funcionais de novas estações e serviços. Passou a atuar na gestão de convênios de integração física e tarifária entre modais de transporte. Também passou a atuar com simulações e estudos referentes a impactos econômicos e financeiros da implantação de políticas tarifárias e de alterações no sistema de arrecadação financeira e em estudos de análise de viabilidade técnica da implantação de novas tecnologias. Participou, desde 2016, diversos grupos de trabalho para desenvolvimento de estudos de alternativas tecnológicas para substituição do sistema de bilhetagem e de elaboração documentação técnica.

Atualmente trabalha na no Departamento de Planejamento da Mobilidade e Pesquisa, coordenando, pela CPTM, a implantação do novo sistema de bilhetagem da rede metroferroviária (QR Code), abrangendo novos modelos para comercialização, validação, parcerias comerciais e aquisição de dados, que deverão promover aumento nas receitas extra tarifárias, maior comodidade e conveniência aos passageiros, redução dos custos operacionais e de manutenção, além de melhorias no controle e gerenciamento das informações de bilhetagem em toda a Região Metropolitana de São Paulo.